7ª Arte - Quadro: Dicas para Roteiristas #1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

7ª Arte - Quadro: Dicas para Roteiristas #1

Mensagem por slash em Dom Jan 18, 2009 2:46 pm



[ Começando Uma História]

.O mais difício para um escritor é encarar uma folha em branco esperando por uma história a ser criada. Aqui vai algumas dicas para superar esta etapa:

-Escreva, rabisque

-Ande de um lado para o outro

-Leia, ouça música

-Pense sobre as possibilidades dos personagens envolvidos e seu ambiente

Fazendo isso, você vai acabar descobrindo um método próprio para estimular sua mente a criar. Mais uma dica importante neste momento, ANOTE SUA IDÉIAS NUM PAPEL OU ARQUIVO DO WORD PAD para não esqueçê-las, jamais confie exclusivamente em sua memória.


.Quando escolher um tema, pesquise bastante, consulte fontes, não se contente com a primeira coisa que vier à cabeça, mas também não a despreze. Comparar idéias e soluções ajuda o escritor na hora de uma avaliação inicial de sua história. Isso é o brainstorn ou "tempestade mental", que pode lhe render muito. Basta apenas discutir suas idéias com outras pessoas. Muitas foram as histórias que nasceram de colaboração, mas lembre-se de que a forma final do roteiro deverá ser feita por um único artista. isso é nescessário para garantir a unidade de estilo mais coerente.


.É preciso sempre ter em mente, o público alvo da história. E nesse caso, bom senso é algo fundamental, sobretudo quando for abordar temas políticos, sociais e religiosos. Uma boa pesquisa se faz nescessária para tentar evitar o máximo de opiniões preconceituosas ou desinformadas, o que depõe contra o autor geralmente.


.Muitos escritores inexperientes tem como única preocupação inventar qualquer desculpa para começar logo a ação ou climax de maior destaque, esquecendo-se completamente do conjunto da história e por ventura, comprometendo sua qualidade. É a velha ideologia, basta ação e apelação para prender o público. É como uma piada, ela perde a graça se não for bem contada, certo? Embora seja impossível ensinar a ter grandes idéias, dar dicas sobre uma boa narrativa já é outra história. Falaremos sobre Narrativa mais para a frente, Ok?


.E para encerrar, não tenha medo de tentar escrever um roteiro. Todo aspirante devem ter um espírito crítico. Deve ser capaz de o seu trabalho do ponto de vista do LEITOR ou PÚBLICO propriamente dito, procurando não apenas qualidades mas também defeitos à serem corrigidos. Porém, tome cuidado para que isso não o deixe com bloqueio para criatividade. Seja exigente, mas seja também camarada consigo mesmo. E escreva muito.


É isso, a primeira aula acaba aqui.
No próximo 7ª Artes: PLANEJAMENTO BÁSICO(O Plot).
Até lá.

-

slash
Admin

Mensagens : 347
Data de inscrição : 23/12/2008

Ver perfil do usuário http://job311.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum